O Aneurisma da Aorta é uma dilatação progressiva que acontece em um ou mais segmentos da artéria. Essa dilatação leva ao enfraquecimento de sua parede. Uma vez distendida, torna-se cada vez mais fina, com risco progressivo de ruptura. Por isso, o aneurisma da aorta é grave e requer acompanhamento periódico. A ruptura de um aneurisma da aorta requer intervenção imediata, pois há risco à vida.
As principais causas do aneurisma da aorta estão associadas à aterosclerose. Os fatores de risco são os mesmos da doença coronariana: tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado e história familiar positiva para esta doença. O diagnóstico precoce, o tratamento e o acompanhamento médico são essenciais para evitar o rompimento da aorta, complicação principal do aneurisma.
Por se tratar de um grande vaso, dividimos em aorta ascendente, arco aórtico, aorta descendente e aorta abdominal. Dependendo do tamanho e da localização, o Aneurisma da Aorta Torácica possui diferentes formas de abordagem e tratamento.

- Aneurisma de Aorta Ascendente e Arco:
Na maioria das vezes, o tratamento de aneurisma da aorta ascendente ou de arcos associados requer uma cirurgia aberta. No procedimento, a abordagem costuma ser a substituição da área do aneurisma por uma prótese tubular.

- Aneurismas da Aorta Torácica Descendente e da Aorta Abdominal:
Os aneurismas da aorta descendente e da aorta abdominal recebem outra abordagem. São tratados através de cirurgia endovascular, ou seja, um procedimento minimamente invasivo. Neste procedimento, é realizado o implante de uma endoprótese no local do aneurisma, através de um cateter inserido na artéria da região inguinal.

